IGTV – Nova plataforma de vídeo do Instagram

No último dia 20 de junho o Instagram lançou sua plataforma exclusiva para vídeos, o IGTV. Direcionada para criadores de conteúdo que desejam publicar vídeos mais longos e conteúdo mais elaborado.

Claramente o IGTV vem para bater de frente com o seu maior concorrente, o YouTube, que surgiu em 2005 e hoje é uma das principais plataformas para criadores de conteúdo em vídeo.

Mas como funciona o IGTV?

Para acessar os vídeos do IGTV é preciso ter o aplicativo mais atual do Instagram ou instalar separadamente o aplicativo IGTV.

Um ícone no formato de uma TV com um raio na horizontal deve aparecer no canto direito superior da sua tela de feeds, ao lado do botão de mensagem diretas.

 

 

 

Caso não tenha uma conta criada, será necessário criar uma para poder publicar, basta seguir os passos abaixo:

Toque em  no canto superior direito, ao lado do botão de mensagem direta.

Quando o aplicativo do IGTV abrir, procure pelo ícone da engrenagem  e siga as instruções que irão aparecer na tela.

Pronto! Seu canal para publicar seus vídeos está pronto.
Qualquer pessoa pode ter um canal e publicar vídeos.

Porque o IGTV é uma boa opção para publicidade?

Por ter uma proposta de vídeo de tela cheia e na vertical, a plataforma quebra uma tradição do formato horizontal, permitindo a captura mais direcionada para quem apresenta e nem tanto para o cenário.

É possível criar vídeos mais longos, com até 60 minutos de duração. Os vídeos são carregados automaticamente assim que entrar no aplicativo, e caso pare de assistir por qualquer motivo, o vídeo é pausado e continuará do mesmo ponto que parou de assistir.

Você é notificado sempre que um perfil que siga no Instagram publicar um vídeo. Mantendo uma dinâmica de post atualizados.

Da para pensar em monetizar?

Ainda não existe uma política de monetização para o IGTV, mas não deve demorar muito para isto acontecer.

Quais as especificações técnicas para se publicar um vídeo?

  • Os vídeos devem possuir duração entre 15 segundos e 10 minutos

    Contas verificadas podem carregar vídeos de até 60 minutos, porém somente poderão ser publicados de um computador

  • Os vídeos devem estar no formato MP4
  • O formato sempre será vertical, com taxa de proporção mínima de 4:5 e máxima de 9:16
  • Vídeos com duração máxima de 10 minutos, devem ter no máximo 650Mb
  • Vídeos verificados, com duração máxima de 60 minutos, devem ter no máximo 5,4Gb
  • A conta utilizada para acesso ao IGTV é a mesma do Instagram

Vídeo é uma tendência

Conteúdo em vídeo é uma tendência que já se tornou realidade.

As marcas e profissionais que geram conteúdo em vídeo nas mídias sociais obtém resultados de engajamento muito mais expressivos do que em outros formatos, com altas taxas de respostas.

Importante ressaltar, o consumo de vídeo pelo celular aumenta a cada ano, fazendo frente até mesmo com a televisão.