Gerar leads utilizando o Facebook

O Facebook é uma das plataformas sociais mais acessadas. Apenas no Brasil, nove de cada dez pessoas são usuários ativos.

O principal dispositivo para acesso as redes sociais e pesquisas na internet são os dispositivos móveis.

Muitos profissionais e empresas do setor acreditam que, ao fazer uma simples publicação na linha do tempo do Facebook irá gerar alcance, não é uma verdade.

Tentarei passar um pouco da minha experiência com o Facebook e como gerar leads para alcançar potenciais clientes.

Para iniciar saiba que, toda informação que você ou qualquer outro usuário compartilha são chamadas de publicações ou feeds.

Página Pessoal vs Negócio

O Facebook permite a criação de dois tipos de páginas: pessoal e de negócios. A diferença entre as duas são:

  • Página Pessoal ou Perfil. É o cadastro que uma pessoa faz para ter seu acesso a plataforma. Desta forma é possível publicar informações pessoais, profissionais, compartilhar informações: artigos de um site, fotos, vídeos. Seguir amigos, pessoas formadoras de opiniões, empresas.

Seu perfil poderá ser seguido por outros usuários, sem precisar se conectar como amigo. Mas estes seguidores não são contabilizados para futuras campanhas e promoções.

Não é possível promover as publicações. Apenas os usuários que seguem seu perfil e amigos autorizados serão alcançados de modo orgânico.

  • Página de Negócios ou fan page. É o cadastro direcionado para uma empresa ou um negócio. Para se criar uma página de negócio é necessário que o usuário possua uma conta pessoal – perfil – que permitirá ao usuário realizar a administração.

Assim como no perfil, qualquer usuário pode seguir uma fan page, a diferença é:

  1. Na fan page os seguidores são contabilizados como curtidas, não há limitação para o total de curtidas em uma página de negócio.
  2. Você poderá promover uma publicação direcionando para seus seguidores, para um novo público ou para ambos.
  3. As publicações podem ser orgânica (para seus seguidores) ou promovida (para um público alvo).

 

Facebook Ads

O Facebook disponibiliza a ferramenta Gerenciador de Anúncios para que possa criar e gerenciar suas campanhas. Através desta ferramenta será possível promover e administrar todas as suas campanhas e seu público alvo.

O público alvo é um processo a parte nesta ferramenta. É possível segmentar diversos perfis de público, permitindo alcançar potenciais clientes para seu produto e/ou serviço. Aumentar e iniciar uma nova carteira de clientes – leads.

É possível criar diversos formatos de publicações promovidas, com apenas uma ou mais fotos, vídeos, apresentações em slider. Cada anúncio criado tem um objetivo: promover seu site pessoal ou da sua empresa, gerar novas curtidas para sua fan page, realizar cadastro para gerar leads.

Ter uma página de internet com suas informações e do produto ou serviço que está ofertando vinculado ao seu anúncio ajuda a promover sua marca e direcionar o cliente em potencial para um contato direto.

Os anúncios promovidos aparecem tanto em dispositivos móveis como desktop, em cada dispositivo poderá ser visto de uma maneira, são:

  • Feeds: Coluna central do Facebook. Normalmente onde visualizamos os compartilhamentos dos amigos.
  • Coluna direita: Apenas em dispositivos desktop, em tamanho um pouco menor. Aparece a direita dos feeds.
  • Instagram: Alguns anúncios podem ser integrados ao Instagram. A rede social direcionada para imagens e que pertence ao Facebook.

Imagens

Uma grande falha em anúncios é a preparação das imagens. Não significa que você dever ser um “expert” em photoshop ou um profissional em fotografia.

Ter boas fotos com tamanhos adequados, iluminação que valorize seu produto, que passe a informação necessária sobre seu serviço é muito importante.

No caso dos imóveis, especificamente, fotos que apresentem o imóvel de forma organizada, iluminação adequada dos ambientes, arrumados e principalmente no formato horizontal, para que se possa ter amplitude, é essencial.

Publicação

Saber quando e como promover seu produto é um diferencial para o sucesso no alcance de novos clientes.

Identificar os melhores dias, horários e o público, apenas será possível com acompanhamento e monitoramento da campanha. Isso permitirá planejar futuros anúncios e filtrar os clientes, até que apenas os potencialmente propícios possam ser alcançados.

Não acredite que você terá sucesso nas primeiras publicações, a promoção digital, assim como qualquer outra forma de promoção, requer tempo e determinação. Então, seja persistente e saiba planejar e organizar suas campanhas.

Investimento

O Facebook é um canal interessante para promoção porque possui um alcance enorme de público e seu diferencial está na forma de pagamento, que contabiliza o período utilizado somado ao público segmentado.

Este formato permite que pequenas quantias possam ser utilizadas para iniciar uma campanha e aumentar o investimento conforme os resultados vão surgindo.

Importante dizer que o pagamento para as campanhas são realizadas via cartão de crédito ou por uma conta de pagamento Paypal

Outros recursos

Há outros recursos que podem ser utilizados juntamente com os anúncios. Integração com sites pessoais, aplicativos para atendimento usando o chat do Facebook, botões de curtir e diversas outras ferramentas que podem ser personalizadas e desenvolvidas para atender a necessidade que precisa.


Em um rápido resumo, é isso! Espero ter ajudado no entendimento desta ferramenta que, quando bem utilizada, poderá resultar em sucesso.

Informações sobre os trabalhos com marketing digital, fico a disposição para conversar

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn